Skip to main content

Usar recursos tecnológicos e inovar na apresentação dos conteúdos são alguns deles. Veja mais dicas da e.ducar e saiba como colocar tudo em prática

Pensar em inovação no universo escolar é algo cada vez mais necessário. A partir dos avanços tecnológicos e do desenvolvimento de novas ferramentas, é possível implantar vivências, possibilidades de aprendizado e práticas pedagógicas, aliadas à tradição e às técnicas mais utilizadas na sala de aula. Com isso, o foco da aula deixa de ser o professor e passa a ser o aluno, que assume um protagonismo autônomo que pode elevar sua capacidade reflexiva e de conhecimento.

É preciso, então, estabelecer um processo de construção de cultura de inovação – que se dá ao longo do tempo –, a partir de escolhas e mudanças que transformam o cotidiano de uma instituição. Para ajudar os educadores a darem os primeiros passos dessa ação, o Educador21 ouviu profissionais da e.ducar, edtech especializada no desenvolvimento e na implementação de inovações para o atendimento às redes de ensino de todo o Brasil.

Fundada em 2019, contabiliza mais de 1 milhão de estudantes beneficiados por seus recursos pedagógicos e 3 mil docentes formados com as novas tecnologias. A startup de ferramentas educacionais reúne diversas soluções inovadoras em materiais didáticos e recursos tecnológicos no seu portfólio, além de marcar presença na formação de professores.

Cultura de inovação na escoa em três passos simples

Existem diversas maneiras de trazer inovação para dentro da sala de aula, seja por meio da tecnologia ou de atividades “fora da caixa”. Quer conhecer algumas dessas possibilidades?

Confira, abaixo, as três dicas dos profissionais da e.ducar e bote as sugestões em prática:

1- Fuja dos padrões

Pensar fora da caixa significa trabalhar com inovação e criatividade. Que tal um professor fantasiado de algum personagem de filme, série ou desenho que tenha ligação com o conteúdo? Ou ainda, fazer uso da tecnologia e trazer uma palestra digital sobre um conteúdo distante da realidade dos alunos? E se na escola houver materiais didáticos tecnológicos, como os da e.ducar que contam com robótica e programação de modo personalizado, para a aula ficar ainda mais atraente? A proposta aqui é fazer os estudantes se sentirem confortáveis e propícios para criarem ideias novas e diferentes.

2- Reorganize os ambientes

Outro caminho para trazer a cultura inovadora é juntar em uma mesma aula turmas de séries diferentes. Alguns conteúdos podem ser trabalhados de forma conjunta para os estudantes trocarem informações entre si, verem o que um e outro estão fazendo e desenvolverem novas habilidades. O ideal, nesse momento, é compartilhar espaços como bibliotecas, teatros, salões e ter atividades pedagógicas que estimulem o senso de interação social e o coleguismo. Se for possível, envolva a tecnologia e impulsione esse momento com os estudantes.

3- Personalizar a grade escolar

Ter um material didático que permita personalizar o aprendizado e entender as necessidades de cada aluno é algo presente nas plataformas da edtech e.ducar. A grande vantagem é poder compreender quais habilidades os alunos desenvolvem melhor e possibilitar o protagonismo deles, tornando possível pensar até mesmo em uma flexibilização da grade curricular. Por isso, outra boa dica para os professores é organizar momentos sobre assuntos que permitam inovar o dia a dia dos estudantes e tornar o ambiente escolar muito mais atrativo.

Compartilhe: