Skip to main content

Neste mês, o colunista Leonardo Libman fala sobre o importante papel da tecnologia no protagonismo do aluno em sua aprendizagem e apresenta a edtech Motrix, que ajuda nessa missão

Em nosso mundo, conhecimento é poder e a educação capacita. Isso é uma parte indissociável e indispensável da equação do desenvolvimento. O direito à educação começa no nascimento, o Projeto de Vida inicia-se na  gestação e continua ao longo da vida. Garantir o acesso, a permanência e a conclusão de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, por pelo menos 12 anos (K-12) é fundamental para que tenhamos mais equidade e inclusão em nosso país.

Uma educação com alunos protagonistas na construção ativa de seu próprio destino. É por isso que a oportunidade de ser educado é preponderante para promover o desenvolvimento humano, afinal uma boa educação, seja pública ou privada, permite a formação de lideranças comprometidas com a expansão de uma sociedade mais solidária.

À medida que vivemos em um mundo mais tecnológico e inovador, novas possibilidades se abrem para que escolas e educadores construam novas pontes e métodos de interação com seus alunos. A tecnologia educacional surge para ressignificar a relação entre educador e educando.

Incorporar a tecnologia na sala de aula pode beneficiar e apoiar as práticas de aprendizagem e ensino. Mas o que torna a tecnologia tão benéfica para a experiência de aprendizagem?

1- Preparar os alunos para o futuro

A tecnologia está em toda parte, por isso é importante que ela desempenhe um papel no atual ambiente de aprendizagem dos alunos. Usar a tecnologia ao ensinar, ajudará os alunos a fazerem uma transição entre teoria e prática de forma mais amena, conectando sua atual rotina de estudos com programas digitais que serão partes integrantes de sua futura rotina e  carreira. A utilização de computadores será parte integrante da sua futura vida profissional e pessoal.

2- Conexão entre alunos e professores

Um dos aspectos para o sucesso de uma aula, é o quão bem um professor consegue conectar-se com o aluno.

A tecnologia oferece aos professores a oportunidade de interagir com seus alunos de uma nova maneira. Cada aluno absorve a matéria de uma forma diferente e a tecnologia veio para personalizar as particularidades de cada aluno, potencializando o ritmo de aprendizagem.

3- Aumento na Colaboração

Qualquer ambiente de aprendizagem requer interação e colaboração, desta forma impulsionar ferramentas digitais para facilitar a discussão entre alunos pode ser uma excelente forma de aprenderem juntos num ambiente de reciprocidade.

Quando observamos a rotina das escolas espalhadas pelo Brasil, nos deparamos com o uso de uma variedade de soluções tecnológicas diariamente. A tecnologia está deixando de ser um mero apoio para ser um recurso estratégico para a evolução do ecossistema educacional.

Para simplificar esta jornada, a edtech Motrix está focada no desenvolvimento de plataformas personalizadas para flexibilizar os conteúdos curriculares das escolas, ajudando as  escolas a serem protagonistas de seus processos de ensino, adaptando as soluções pedagógicas a suas respectivas realidades através de experiências de aprendizagem híbrida.

Através de uma ferramenta curricular é possível que diferentes soluções de aprendizagem interajam entre si usando a mesma “linguagem pedagógica”. Com a nova plataforma, será possível realizar o acompanhamento em tempo real do desempenho do aprendizado e incluir o desenvolvimento de outras aptidões como metodologias ativas, projetos, interdisciplinaridades, entre outros.

A necessidade de inovação no ecossistema educacional é flagrante e vital, quanto antes educarmos os gestores escolares sobre esta realidade, mais célere será a transformação social que almejamos.

Compartilhe: