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Professor, diretor executivo e fundador da Escola Hub, Thiago Almeida, que também é colunista no Educador21, é o autor deste e-book especial para  educadores sobre docência digital

A pandemia da Covid-19 provou que a Educação não pode mais postergar a sua transformação digital. Dentro e fora da sala de aula, educadores devem utilizar os recursos tecnológicos para suprir, otimizar conteúdos e apresentações, instigar seus alunos e melhorar a qualidade da aprendizagem.

Isso porque aprendizagem e tecnologia não devem mais ser dissociados. E para isso se manter, os educadores do século 21 precisam mudar.

Pensando em contribuir para que essa mudança aconteça e possibilite ao educador inovar — e, assim, oferecer uma maior qualidade ao processo de ensino-aprendizagem –, o Educador21 oferece aos seus leitores mais um e-book sobre uma questão fundamental nessa jornada rumo à transformação digital dos professores.

De autoria do professor e diretor executivo da Escola Hub , Thiago Almeida, o e-book “Docência Digital”, editado pela Hub Books, já está disponível para download, exclusivamente no portal Educador21.

“Implementar inovações na Educação significa mudar. Fazer coisas novas, que não se fazia antes. E essas coisas novas precisam ter sentido para todos; caso contrário, começam a surgir comportamentos de resistência, comportamentos de desânimo, comportamentos que são âncoras dos processos de mudança. E, consequentemente, as inovações acabam não sendo implementadas”, explicou Thiago Almeida.

Ainda de acordo com Thiago — que desde o início do mês é articulista do Educador21, assinando a coluna Gestão Inovadora –, o educador do século 21 deve estar apto a escolher os aplicativos, softwares e metodologias mais adequadas para as suas aulas. E isso significa que o professor precisa retomar a sua origem de pesquisador.

O que você vai encontrar no e-book ‘Docência Digital’

Professor e gestor educacional, Thiago Almeida lamenta que se tenha transformado em praxe o professor se distanciar de sua condição de pesquisador. “Não há como um professor se manter atualizado ao longo da carreira se ele não mantiver a perspectiva de pesquisador e um olhar investigativo para sua atuação em sala de aula, no cotidiano escolar”, disse.

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Clique na imagem para baixar seu e-book!

Com o e-book Docência Digital, o educador pretende ajudar os professores a retomarem esse perfil para suas carreiras. O que não precisa, necessariamente, acontecer da noite para o dia — como foi no processo de agarrar com unhas e dentes as ferramentas tecnológicas que possibilitaram manter o ensino, ainda que remoto, durante a pandemia.

Thiago Almeida aposta em uma fase transitória da transformação digital dos professores. E é esse caminho que procura apontar no e-book: encarar essa transição como uma oportunidade de resgatar a perspectiva do professor enquanto pesquisador.

“O professor vai precisar investigar esse novo ambiente, ele vai precisar investigar essa nova realidade digital, compreender o que ela traz em termos de potencialidade e de limitações no seu contexto. Esse olhar de pesquisador vai permitir que esse educador possa reestruturar as suas práticas didático-pedagógicas e a sua prática docente”, disse o autor.

Leitura também é indicada aos gestores educacionais

Mas não é somente o professor que precisa entra nesse modo de transição. Thiago indica a leitura do e-book Docência Digital também aos gestores escolares. Isso porque, na sua opinião, o gestor é o disparador desse processo de transformação digital da Educação.

“Não há como um processo de transformação pedagógica ou de implementação de inovação acontecer dentro de uma instituição se não for por decisão da alta gestão. Os professores podem se mobilizar, mas quem viabiliza o início do processo é a gestão”, garante o professor e gestor.

E, justamente por conhecer os dois lados dessa mesma moeda, que Thiago Almeida se sente confortável em enumerar o papel da gestão nessa mudança:

  • tomar a decisão de conduzir as mudanças e implementar as inovações
  • estruturar isso enquanto projeto levando em consideração o ethos da instituição, sua história, sua visão de mundo e o grupo que lá está
  • criar as condições para que a mudança aconteça

Existe uma certa visão ingênua de gestores escolares em acreditar que, por estarem na cadeira tomadora de decisão, apenas pelo fato de definirem que a mudança tem que acontecer, a mudança acontecerá. Mas não é bem assim. “Na Educação, a mudança primeiro tem que ser construída a partir de uma base comum. Tem que ter sentido para todos que a viverão.”

Dessa forma, Thiago reafirma que é fundamental para o gestor educacional desenvolver um processo cocriativo e colaborativo com seus educadores — com todos os professores, com todos os membros da gestão, com todos os funcionários da instituitção. É esse contexto queo autor mostra no e-book Docência Digital.

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