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No mês de março, a cada sábado, o Educador21 trará um episódio do webstories especial sobre livros digitais com curadoria de Talita Fagundes

Com a expansão das novas tecnologias, a leitura digital tem se tornado cada vez mais presente nos ambientes escolares. Uma pesquisa do TIC Kids Online Brasil referente a 2021 mostrou que 93% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos são usuários de internet no país — o que corresponde a 22,3 milhões de crianças e adolescentes conectados.

Nesse contexto, os livros digitais podem se tornar uma ferramenta importante de ensino. Afinal, crianças e jovens têm facilidade com este universo e, atualmente, muitas escolas adotam a leitura digital como prioridade na aprendizagem de conteúdos. Mas o que deve ser considerado para incluir mais esa ferramenta na proposta pedagógica da escola?

“As tecnologias já estão presentes na educação há algum tempo e podem fazer parte dos momentos de leitura que complementam os assuntos de cada disciplina ou de assuntos abordados para a formação humana dos alunos”, explicou Talita Fagundes, gerente pedagógica da plataforma par, solução educacional da SOMOS Educação que conta com uma biblioteca de conteúdos didáticos multimodais.

A leitura digital apresenta algumas características distintas da leitura em papel, como multilinearidade, pesquisa, navegação, elementos multimídia e interação via clique. E tudo isso traz, de imediato, dois aspectos positivos:

  • Apoio ao letramento digital

Uma das exigências da Política Nacional de Educação Digital é incentivar o letramento digital dos estudantes, que é a capacidade de ler e escrever informações, códigos e sinais com o uso do computador e demais dispositivos digitais.

Para desenvolver essa habilidade, o livro digital é de grande valia. Ao ter contato rotineiro com e-books, o estudante terá familiaridade com a tecnologia e estará mais apto a utilizá-la para melhorar sua qualidade de vida e contribuir com a sociedade.

  • Geração de dados de leitura

As plataformas de leitura coletam e sintetizam dados de comportamento dos usuários. Isso significa que a escola pode acompanhar quantos alunos leram um livro e quantos por cento da leitura foi concluída.

Os dados também permitem a personalização da experiência de cada criança, que recebe indicações de obras parecidas com seu perfil.

Webstories especial sobre ‘Livro digital’ começa no dia 2 de março

Diante disso, durante o mês de março, em todos os sábados, com a curadoria de Talita Fagundes – que é gerente pedagógica da plataforma par, solução educacional da SOMOS Educação que conta com uma biblioteca de conteúdos didáticos multimodais –, o Educador21 trará para seus leitores cinco subtemas sobre Livros digitais:

  • Livro digital ou físico?
  • Como atestar sua qualidade?
  • Qual é o diferencial pedagógico?
  • Como trabalhar nas escolas?
  • Os desafios para sua implementação

O primeiro, “Livro digital ou físico?”, será publicado no dia 2 de março, e poderá ser acessado nos highligts do nosso Instagram. A cada episódio deste webstories, Talita Fagundes traz, em vídeos, verdadeiras pílulas de sabedoria sobre o tema. O objetivo é contribuir para que os educadores se familiarizem com as possibilidades oferecidas com o acesso a obras por meios digitais – que ajudam a despertar a curiosidade, incentivam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e encorajam o hábito da leitura. Tudo isso sem deixar o ensino lúdico de lado.

Benefícios do uso dos livros digitais na educação

Entre os benefícios de contar com livros didáticos ou literários digitais, está a possibilidade de o aluno acessar conteúdos complementares em formato de vídeos, jogos ou animações, além de chamar a atenção, no caso das crianças, para as ilustrações, cores e sons.  A ferramenta pode, ainda, estimular o hábito de leitura tanto quanto o livro físico.

“Durante as aulas e os estudos, os livros digitais contribuem para a retenção e compreensão dos conteúdos, principalmente por causa da interatividade que oferecem”, afirmou a gerente pedagógica.

A leitura digital também ajuda a aprimorar o alinhamento da proposta pedagógica escolar, promovendo uma aprendizagem integrada. Mas Talita ressaltou que a leitura física continua sendo importante:  “É preciso ter equilíbrio entre a leitura digital e a leitura física. Enquanto a digital oferece benefícios como acesso a uma ampla variedade de materiais, facilidade de transporte e recursos interativos, a leitura física também traz vantagens, como a sensação tátil do livro e a possibilidade de marcar páginas”, disse.

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