Skip to main content

Tema central da edição 2022 da Bett Brasil será ‘Cocriando a Educação do Futuro’, inspirado na Agenda 2030 da ONU

A melhor notícia do ano já chegou. A comunidade educacional voltará a se encontrar presencialmente na Bett Brasil, maior evento de educação, inovação e tecnologia da América Latina. A edição 2022 será realizada de 10 a 13 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento acontecerá de forma híbrida, com palestras, conteúdos e exposição de produtos e serviços tanto no presencial como no ambiente digital.

O tema central da Bett Brasil já está definido. É inspirado em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte da Agenda 2030 instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). ‘Cocriando a Educação do Futuro’ condida os participantes do evento a refletir sobre o ODS 4, cujo objetivo é assegurar uma educação “inclusiva, equitativa e de qualidade”.

Os quatro eixos que tradiconalmente norteiam o evento permearão todas as atividades — palestras, seminários, workshops:

  1. Inclusão e Diversidade
  2. Gestão Educacional para Equidade
  3. Competências Socioemocionais e Saúde Mental
  4. Aprendizagem ao Longo da Vida

“A pandemia mudou o mundo, as relações e diversos conceitos para ensinar e aprender tanto com os avanços como com as mazelas escancaradas com a interrupção das aulas presenciais, a introdução ampliada do ensino híbrido e mesmo com o retorno dos alunos às escolas. A oportunidade agora é reunir novas ideias e discutir esses aprendizados em prol da comunidade educacional”, disse Adriana Martinelli, Diretora de Conteúdo da Bett Educar.

Reencontro e reconstrução de relações no setor educacional

A Bett Brasil faz ´parte da série global Bett Show da Hyve Group, uma das líderes mundiais na realização de eventos considerados referência de mercado. Tendo em vista inspirar, discutir o futuro do segmento e o papel da tecnologia e da inovação na formação de educadores e alunos, além das palestras no congresso, o evento realiza, em paralelo, seminários, workshops e a exposição com demonstração de produtos, serviços, soluções inovadoras e tecnológicas na feira com mais de 275 empresas do segmento.

“Em 2022, a Bett Brasil manterá os eventos online tal como nos dois últimos anos e retornará com o presencial seguindo todos os rigorosos protocolos de segurança e saúde. O propósito de tudo isso é dialogar com os entes educacionais e que eles possam receber conteúdo atualizado, ampliar relacionamentos e também fazer negócios”, pon tuou Claudia Valério, Diretora Geral da Bett Brasil.

O programa oficial da Bett Brasil 2022 reunirá ideias e conhecimentos de educadores e especialistas brasileiros e internacionais para repensar a educação brasileira. Alguns especialistas e educadores já estão confirmados para a Bett Brasil 2022.

Entre eles, Kátia Smole (Conselho Estadual de Educação de São Paulo, diretora do Instituto Reúna e Mathema); Luciana Allan (Diretora do Instituto Crescer); Rafael Ávila (Diretor de Inovação e Tendências da Ânima Educação); Júlia Andrade (Ativa Educação); Alexandre Sayad (Diretor da ZeitGeist e co-chairman da Unesco MIL Alliance); Beia Carvalho (Futurista da 5 Years From Now); Lilian Bacich (Cofundadora da Tríade Educacional); Marina Pinheiro (Docente da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE); Sandra Tudisco (Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional) e Ricardo Madeira (Economista e Sócio-fundador da Tuneduc).

Confira, também, mais detalhes sobre os quatro eixos temáticos:

  • Inclusão e diversidade – serão apresentados para ressaltar a garantia de que todos os estudantes tenham a oportunidade de conviver e aprender juntos, livre de preconceitos e valorizando a diversidade, as políticas públicas, experiências e práticas de excelência.
  • Gestão Educacional para Equidade – esse tema insere a implantação do Novo Ensino Médio, as novas práticas didáticas que valorizam a personalização e a formação de educadores, além das infinitas possibilidades das metodologias ativas.
  • Competências Socioemocionais e Saúde Mental – o tema dialoga com a BNCC, cada vez mais relevante para uma aprendizagem de qualidade, para a resolução dos conflitos, para importância da qualidade de vida e formas de comunicação presentes nas relações entre estudantes e educadores.
  • Aprendizagem ao Longo da Vida – como as inovações para os cenários futuros, com auxílio da tecnologia, antecipam e preparam educadores e educandos para um mundo cada vez mais incerto e em constante mudança. Neurociência, novas tecnologias e design são outros pontos essenciais que devem agregar na construção desses cenários desejáveis para o futuro.

 

Compartilhe: