Skip to main content

Impulsionado pela Transformação Digital, MEC exige das instituições federais, até o fim de 2021, a emissão de diploma digital

A área da educação é uma das mais impulsionadas pela digitalização. No último ano, a busca por cursos remotos aumentou mais de 300%, acelerado pela pandemia e pelas tendências. Com a necessidade de digitalização de todos os processos tornando-se fundamental, as instituições começaram a buscar soluções que pudessem concentrar todas as atividades de secretaria educacional com validação do MEC (Ministério da Educação).

O órgão governamental, por sua vez, não apenas aceitou, como passou a exigir que todas as universidades e instituições de ensino superior emitam o diploma em meio digital até dezembro de 2021.

A nova versão do documento, regulamentada desde dezembro de 2020, reduz as chances de erros, fraudes e perdas. Além de economizar tempo: o diploma digital chega ao aluno em 15 dias, enquanto o prazo do físico era de 90 dias, o que facilita não apenas o andamento das Instituições Federais de Ensino, bem como das particulares.

“O diploma digital é o futuro para as empresas de ensino. Além de ser parte de uma solução integrada, tornando os processos mais baratos, eficientes e seguro, beneficia tanto a instituição quanto o aluno”, disse Marcel Santos, sócio-diretor da Tecfy.

Inovação criada pela Tecfy possibilita a emissão do diploma digital

Considerada a maior empresa brasileira de Outsourcing de Impressão no país, há 30 anos, o grupo Tecnoset  é reconhecido como um dos principais players nas verticais de Gerenciamento de Conteúdo, Outsourcing de Impressão, Soluções de Identificação, Conversão Digital e Conectividade. Fazem parte do grupo,  empresas que levam soluções de TI e produtos para diversos setores da economia com expertise, comprometimento e experiência.

Uma delas é a Tecfy, que simplifica o acesso às informações, ajuda empresas a reduzir custos operacionais e a aumentar a produtividade. A TECFY cria soluções inovadoras que transformam os documentos e processos empresariais em uma experiência digital, com redução de custos, melhoria da produtividade e aumento da performance a partir de uma experiência 100% digital. Inclusive para a área da educação.

O certificado de conclusão de curso, a secretária acadêmica, assinatura eletrônica de documentos, governança das avaliações do MEC e diploma digital são alguns desses produtos e serviços da Tecfy. Os sistemas integrados contribuem para uma melhor eficiência e comunicação da IES com as rotinas acadêmicas, alunos e docentes, além de ajudar as instituições a acompanharem as exigências do MEC.

O diploma digital é uma de suas entregas no pool de soluções end-to-end, as quais atendem todos os setores da indústria, principalmente o da educação, que é o start do mercado.

Compartilhe: