Skip to main content

Live de lançamento do guia de análise de dados educacionais será nesta terça, dia 1 de fevereiro, com transmissão pelo YouTube

O conteúdo do curso “Análise de Dados Educacionais”, realizado pela Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil no seundo semestre de 2021, está agora disponível no formato e-book. Voltado para gestores públicos municipais e estaduais no Brasil, o documento sistematiza um amplo repertório de fontes de dados, metodologias e tecnologias para formular, monitorar e avaliar políticas educacionais baseadas em evidências.

O objetivo é dar subsídios para melhores tomadas de decisões na gestão pública no enfrentamento das desigualdades sociais na educação. O e-book conta com quatro capítulos:

1. Dados educacionais: fundamentos e fontes;
2. Avaliação educacional como ferramenta de análise de desigualdades;
3. Visualização de dados e análise georreferenciada;
4. Políticas públicas e uso de evidências.

O material já pode ser baixado, gratuitamente, neste link

Para lançar o conteúdo compilado, será realizado um debate online nesta terça, dia 1 de fevereiro, às 19h, no YouTube da Escola de Dados. Participarão da discussão Daniel de Bonis, diretor de políticas educacionais da Fundação Lemann; Ernesto Faria, diretor executivo e fundador do Iede; Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil; e Maria Helena Bravo, coordenadora do curso oferecido pela Escola de Dados.

Capacidade de analisar dados é uma competência necessaria para o gestor moderno

A formação ocorreu com apoio da Fundação Lemann e do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) com o objetivo de ampliar a capacidade de obtenção e análise de dados de gestores públicos da área de educação. Essa competência é considerada essencial para a melhoria das políticas públicas educacionais, sobretudo aquelas de caráter pedagógico que podem ser desenvolvidas a partir dos dados de avaliação.

“Hoje temos uma quantidade muito grande de dados educacionais públicos no Brasil, mas o seu uso e entendimento está muito aquém do que poderia. Ter mais gestores capazes de trabalhar com esses dados é essencial para termos boas decisões governamentais. No contexto da pandemia, isso se torna ainda mais urgente, pois precisamos de políticas públicas para a diminuição das defasagens no aprendizado e a evasão escolar, por exemplo, e elas só poderão ser efetivas se forem construídas com base em evidências”, disse Daniel de Bonis, diretor de políticas educacionais da Fundação Lemann.

Já Ernesto Martins Faria, diretor executivo e fundador do Iede, ressaltou que os dados já fazem parte do cotidiano dos gestores, o desafio é a apropriação desses números para orientar a tomada de decisão. Segundo o executivo, é nesse sentido que essa iniciativa surge: “É preciso se aprofundar sobre o que os dados dizem, o que é necessário para melhorar os indicadores e promover equidade. A pandemia trouxe vários desafios para a Educação, que exigem um olhar atento às necessidades de todos e cada um dos alunos. Assim, saber fazer diagnósticos para auxiliar nas tomadas de decisão é fundamental”.

Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, acredita que não é possível negar a importância da coleta e divulgação de dados para auxiliar gestores e atores escolares na tomada de decisão. “Apesar da grande quantidade de indicadores já existentes, ainda temos o desafio de analisar e interpretar estes dados, fazendo com que o “letramento em dados” seja uma ação de formação urgente. O curso e ebook respondem a essa demanda, fortalecendo o trabalho de profissionais da educação de todo o país”, disse a diretora..

Compartilhe: