Skip to main content

4ª edição do Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”, criado pelo Semesp, tem inscrições abertas até 30 de março

Criado pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) para reconhecer profissionais das instituições de ensino superior (IES) que trabalham em prol da inovação da educação superior brasileira, a 4ª edição do Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” recebe inscrições até o dia 30 de março. O Consórcio STHEM Brasil apoia a organização na premiação.

O prêmio é também um reconhecimento ao Prof. Gabriel Mário Rodrigues, que foi presidente do Semesp e da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), notável pioneiro da educação e um dos principais responsáveis pela posição de relevância alcançada pelo sistema educacional superior privado no país.

Durante sua trajetória como mantenedor e dirigente de entidades representativas do ensino superior privado brasileiro, o homenageado sempre mostrou enorme preocupação e aguda sensibilidade com a ampliação dos horizontes e o aperfeiçoamento do ensino superior, por meio da adoção de melhorias contínuas e soluções inéditas para a dinâmica e as competências do ambiente acadêmico.

“Esse prêmio tem como objetivos estimular o desenvolvimento de experiências inovadoras em metodologias educacionais e em gestão educacional e de cursos nas instituições de ensino superior, além de mobilizá-las para tornar essas experiências públicas; reconhecer e premiar IES, professores e gestores educacionais por suas iniciativas inovadoras e pelos resultados obtidos; prospectar e divulgar para a sociedade experiências acadêmicas inovadoras que apresentem resultados positivos, além de incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação nas IES”, disse o presidente do consórcio e diretor de Redes de Inovação do Semesp, Fábio Reis.

Veja como efetuar inscrição na 4ª edição do Prêmio de Inovação no Ensino Superior

Podem participar da premiação IES públicas ou privadas, com ou sem finalidade lucrativa, de qualquer estado ou país, desde que os trabalhos sejam escritos e apresentados em língua portuguesa ou espanhola. A instituição deverá ser representada por um de seus dirigentes ou por professores ou gestores educacionais inscritos individualmente ou em grupo.

Os professores ou gestores também podem ser de qualquer estado ou país, desde que, os trabalhos sejam escritos e apresentados em língua portuguesa ou espanhola. As inscrições devem ser formalizadas neste link.

Os projetos apresentados serão avaliados por uma comissão julgadora durante todo o mês de abril. Os projetos vencedores serão anunciados no dia 5 de maio. Os finalistas deverão enviar um vídeo da apresentação entre 6 e 15 de maio, e a premiação acontecerá no dia 24 de junho, durante a realização do “Seminário O Admirável Futuro do Ensino Superior”, que será realizado nos dias 10, 17 e 24 de junho.

Os projetos que devem ser apresentados são divididos em três modalidades:

Modalidade 1: Gestão Pedagógica

Criação de novos cursos e novas áreas de conhecimento; Inovação no planejamento e execução de cursos (projeto, docentes e infraestrutura).

Modalidade 2: Ações Junto à Comunidade

Experiências inovadoras de reconhecido impacto para a resolução de problemas reais da sociedade; Uso da inovação para curricularização da Extensão.

Modalidade 3: Inovação na Aprendizagem

Desenvolvimento e uso de instrumentos, metodologias e tecnologias na aprendizagem; Experiências educacionais com grande capacidade de engajamento de estudantes.

Compartilhe: